Sim! os bebês engasgam enquanto mamam e isso acontece com mais frequência do que o esperado.
Por isso, para as mães de primeira viagem, isso pode ser bastante ruim, principalmente quando não se sabe o que fazer ao certo.
Entretanto, há quem acredita em simpatia para bebê não engasgar. Porém é muito importante ter conhecimento específico do que deve ser feito quando o bebê engasgar.
Quer conhecer mais dicas para mamães? fique ligado em nosso portal!
Os bebês nascem sabendo sugar, porém o processo de sugar e engolir, para alguns, pode levar mais tempo para ser aprendido.
Cada bebê é único, portanto, alguns podem apresentar menos dificuldades na hora de engolir e outros podem apresentar mais, ou seja, ele acaba sugando o leite rápido demais e não consegue engolir todo o leite que está em sua boca.
Por isso, nesse tipo de caso, pode ocorrer o que chamamos de “afogamento com o leite”.
Assim, se seu filho tem se engasgado com frequência, pode haver problemas com refluxo ou outro problema que somente um pediatra poderá informar, a partir de exames e avaliação em consultório.
Lembramos que isso é muito importante! A recomendação para estes casos de recorrência contínua é uma avaliação e consulta que possam trazer dados sobre o que está acontecendo com seu filho.
Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma.
Contudo, sabemos que nesses momentos, quando se trata da vida de nossos pequenos, é praticamente impossível, mas é necessário manter a calma e ser racional para ajudar o bebê.
Agora, confira o passo a passo com o que fazer se seu bebê engasgar!
O segundo passo é fazer a desobstrução das vias aéreas.
Para isso, rapidamente coloque o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo).
Dê leves batidinhas nas costas com a palma da mão ou faça uma leve pressão na região dorsal para provocar tosse e, portanto, a liberação do leite.
Então, lembre-se que os movimentos precisam ser leves e delicados!
Esse tipo de engasgo é comum em crianças pequenas que não estão ingerindo o leite na posição correta.
Porém, lembramos novamente aqui, se você mãe, notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável conversar com o pediatra para que uma análise seja feita.
Pode ser que o fluxo de leite materno seja muito forte ou, em casos de bebês que tomem mamadeira, pode ser que o líquido saia muito rápido.
Contudo, outros fatores que podem causar o engasgo podem estar relacionados à deglutição ou ao refluxo gastroesofágico, porém somente o especialista será capaz de fazer o diagnóstico correto.
Compartilhe este vídeo super completo para uma mãe de primeira viagem.
Agora você sabe o que fazer se o bebê engasgar!
Assim, com esses conhecimentos você poderá salvar a vida do seu filho(a) ou de algum bebê, por isso compartilhe o vídeo explicativo e toda a matéria do nosso Blog.
Não esqueça de se inscrever no nosso Canal do Youtube – Quero Ser Uma Mamãe Completa!
Ficou com alguma dúvida? Já passou por uma situação como essa com seu bebê? Deixe o seu comentário!
Siga nossas redes sociais!
Olá mamães, tudo bem com você?
Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.
Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.
Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.
Confira tudo clicando aqui
Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a gestação, pensamos muito nos produtos para o quartinho do filho,