O que fazer se meu bebê engasgar?

Durante a amamentação é importante tomar cuidado para evitar que o bebê se engasgue, seja no peito ou na mamadeira. E, se isso ocorrer, o que fazer se meu bebê engasgar?
o que fazer se meu bebe engasgar

É comum o bebê se engasgar mamando?

Sim! os bebês engasgam enquanto mamam e isso acontece com mais frequência do que o esperado.

Por isso, para as mães de primeira viagem, isso pode ser bastante ruim, principalmente quando não se sabe o que fazer ao certo.

Entretanto, há quem acredita em simpatia para bebê não engasgar. Porém é muito importante ter conhecimento específico do que deve ser feito quando o bebê engasgar.

Quer conhecer mais dicas para mamães? fique ligado em nosso portal!

Entenda o que pode acontecer.

Os bebês nascem sabendo sugar, porém o processo de sugar e engolir, para alguns, pode levar mais tempo para ser aprendido.

Cada bebê é único, portanto, alguns podem apresentar menos dificuldades na hora de engolir e outros podem apresentar mais, ou seja, ele acaba sugando o leite rápido demais e não consegue engolir todo o leite que está em sua boca.

Por isso, nesse tipo de caso, pode ocorrer o que chamamos de “afogamento com o leite”.

Assim, se seu filho tem se engasgado com frequência, pode haver problemas com refluxo ou outro problema que somente um pediatra poderá informar, a partir de exames e avaliação em consultório.

Lembramos que isso é muito importante! A recomendação para estes casos de recorrência contínua é uma avaliação e consulta que possam trazer dados sobre o que está acontecendo com seu filho.

Mas antes de falarmos o que fazer quando seu bebê engasgar, vamos ver o que podemos fazer para que o seu bebê não se engasgue.

  • Colocar a criança em uma boa posição para mamar. Nem tão deitada e nem tão em pé. Com conforto e facilidade para a mamãe e o bebê na amamentação.
  • É importante salientar que em todas as posições a criança precisa estar com o nariz livre e a boca se movimentando bem durante a sucção (como a boca de um peixinho).
  • O queixo da criança deve tocar na mama.
  • A barriga do bebê preferencialmente deve tocar a barriga da mãe.
  • Você verá a barriga se movimentando e ouvirá o barulho da criança engolindo o leite.
  • A criança pega a totalidade da aréola do peito, não somente o bico.
  • É muito importante que durante amamentação, a mãe esteja observando seu bebê. Assim, será mais fácil para que ela conheça a melhor forma de amamentar seu bebê e ajudá-lo a ter melhor proveito do seu leite.
  • A posição ideal varia de mãe para mãe e de bebê para bebê.
  • Evite deixar o bebê dormir em posição horizontal após mamar, e sim prefira deixá-lo verticalmente.
  • Se o bebê faz uso da mamadeira, não deixe que ele se alimente sozinho durante os primeiros 6 ou 7 meses, assim será mais fácil controlar a quantidade e a velocidade de leite ingerida.

Meu bebê engasgou, e agora?

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. 

Contudo, sabemos que nesses momentos, quando se trata da vida de nossos pequenos, é praticamente impossível, mas é necessário manter a calma e ser racional para ajudar o bebê.

Agora, confira o passo a passo com o que fazer se seu bebê engasgar!

Desobstruir as vias aéreas

O segundo passo é fazer a desobstrução das vias aéreas. 

Para isso, rapidamente coloque o bebê de bruços (com a cabeça inclinada para baixo).

Dê leves batidinhas nas costas com a palma da mão ou faça uma leve pressão na região dorsal para provocar tosse e, portanto, a liberação do leite.

Então, lembre-se que os movimentos precisam ser leves e delicados!

Esse tipo de engasgo é comum em crianças pequenas que não estão ingerindo o leite na posição correta. 

Porém, lembramos novamente aqui, se você mãe, notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável conversar com o pediatra para que uma análise seja feita.

Pode ser que o fluxo de leite materno seja muito forte ou, em casos de bebês que tomem mamadeira, pode ser que o líquido saia muito rápido.

Contudo, outros fatores que podem causar o engasgo podem estar relacionados à deglutição ou ao refluxo gastroesofágico, porém somente o especialista será capaz de fazer o diagnóstico correto.

Confira no vídeo abaixo uma explicação de como ele pode se engasgar e como fazer a MANOBRA DE HEIMLICH para desengasgar seu filho!

Compartilhe este vídeo super completo para uma mãe de primeira viagem.

Conclusão:

Agora você sabe o que fazer se o bebê engasgar! 

Assim, com esses conhecimentos você poderá salvar a vida do seu filho(a) ou de algum bebê, por isso compartilhe o vídeo explicativo e toda a matéria do nosso Blog. 

Não esqueça de se inscrever no nosso Canal do Youtube – Quero Ser Uma Mamãe Completa!

Ficou com alguma dúvida? Já passou por uma situação como essa com seu bebê? Deixe o seu comentário! 

Siga nossas redes sociais!

Instagram e Facebook

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Sobre nós

Olá mamães, tudo bem com você?

Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.

Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.

Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.

Confira tudo clicando aqui

como-fazer-seu-bebe-dormir
Posts Recentes
Siga nos
Nosso Canal
2 Compart.
Compartilhar
Pin2
Twittar