Quando você faz o exame de Beta HCG está pensando em uma coisa: estou grávida? Mas afinal, o que é e como entender o exame de Beta HCG?
HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença.
Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez.
Já que a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a presença desse hormônio na urina, que é detectado por meio do teste de gravidez de farmácia.
No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo e você apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois.
Assim, o resultado do exame de sangue indica você está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.
Por isso, é recomendado que o exame de sangue, para detectar a gravidez, só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
O exame beta-HCG também pode ser realizado antes do atraso, mas, nesse caso, há maior chance de ser um resultado falso-negativo.
Para realizar o exame não é necessária prescrição médica ou realização de jejum e o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório.