Sabemos que cada lugar tem sua própria cultura. Fizemos uma pesquisa e descobrimos que nos EUA acredita-se que a lua cheia seja associada com o maior número de partos. Entretanto, na Índia quem é a responsável pelo aumento do número de partos é a lua nova.
No Brasil costuma-se acreditar que seja a mudança da fase da lua que provoque, de alguma forma, um aumento no número de mulheres que entram em trabalho de parto.
Fique ligada em nosso Portal e Veja mais dicas para mamães!
A relação entre as fases da lua e a obstetrícia (principalmente a taxa de natalidade) já foi o foco de diversas pesquisas.
Muitos pesquisadores, tanto no passado quanto mais recentemente, estudaram a possível influência das fases da lua na frequência e no tempo do parto.
Embora ainda exista discordância sobre quando ocorre o pico do volume de partos em cada fase da lua, a relação da lua cheia com as taxas de natalidade sempre foi o foco de muitos desses estudos.
Isso acontece, porque ainda persiste a superstição de que a incidência de partos aumenta significativamente durante essa fase da lua – a lua cheia.
Tudo começou num passado distante.
A crença popular de que a fase do ciclo lunar afeta a taxa de natalidade já era discutida há muitos anos.
À medida que as civilizações se desenvolviam, a lua ganhava importância e influência crescentes em relação à vida humana.
No mundo antigo, os romanos acreditavam que a lua tinha influência enorme na mente das pessoas.
Para o povo babilônico, a lua era um símbolo da vida através de mudanças regulares na aparência.
Devido à correlação com o ciclo menstrual feminino (o ciclo menstrual tem 28 dias e o mês lunar também), eles associaram o ciclo lunar à fertilidade das mulheres.
Antigamente, os ciclos menstruais eram definidos pelo período do mês lunar, ou seja, 28 dias.
Por isso, para determinar a altura do parto eram contadas 10 luas desde a fecundação até ao parto.
Uma gravidez tem a duração aproximada de 280 dias: 40 semanas de 7 dias ou 10 meses lunares de 28 dias).
Do 1º ao 8º mês passam 32 semanas de gestação, faltando apenas o nono mês lunar que irá da 33ª até a 36ª semana.
Assim, o 10º mês, que é o último mês lunar, irá da 37ª à 40ª semana.
Se fizermos as contas: as 40 semanas e 7 dias de gravidez, consideradas como os nove meses de uma gravidez normal, correspondem aos 280 dias.
Se forem vistos 10 meses lunares de 28 dias, também serão 280 dias.
Este método de contagem das luas é bastante antigo. Era assim, que as pessoas contavam os dias de gravidez antigamente.
Para calcular a data do parto, deve saber qual a lua que estava na data da nossa última menstruação, e depois deve contar 10 luas iguais, incluindo a da concepção, ou contar 9 depois.
As pessoas antigas acreditam que nas fases de lua cheia e lua nova, exista uma força maior para o centro da terra, o que aumenta a pressão pélvica. E, consequentemente, as contrações, tal como influencia o vento e as marés.
Em torno dos mistérios da lua existem ainda a crença que as diferentes fases determinam o sexo do bebê.
As meninas são concebidas nos quartos crescentes e os meninos são mais concebidos nos quartos minguantes.
Outra tentativa de correlacionar a lua com o trabalho de parto é em função da influência da lua sobre as marés.
A maré sobe mais na lua cheia e de maneira semelhante a lua poderia, de alguma forma interferir nos líquidos corporais.
Apesar de todas essas controvérsias existentes com a Teoria da influência da lua no parto, existem outras áreas que estudam especialmente a influência dos astros no comportamento humano.
Por isso, para muitos Astrólogos, a lua pode afetar nosso lado emocional, ou seja, a maneira que somos e lidamos com as emoções e sentimentos.
E você, acredita da influência da Lua no Parto? Deixe aqui seu comentário!
Siga nossas redes sociais!
Você está grávida, próxima da data do parto? Sabia que 90% dos problemas da amamentação podem ser evitados durante a gestação? Clique aqui e saiba o que você deve fazer para não correr o risco de não conseguir amamentar.
Olá mamães, tudo bem com você?
Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.
Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.
Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.
Confira tudo clicando aqui
Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a gestação, pensamos muito nos produtos para o quartinho do filho,