Lactantes

Leite materno produzido durante a noite favorece o sono do bebê

Leite materno produzido durante a noite favorece o sono do bebê.

Uma extraordinária combinação de nutrientes e elementos essenciais, fazem com que o leite materno produzido a noite favorece o sono do bebê.

A amamentação é uma parte fundamental no crescimento e desenvolvimento do bebê.

É indispensável no vínculo criado entre a mãe e o recém-nascido e traz grandes benefícios à saúde de ambos.

O leite materno possui as quantidades necessárias de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e açúcares que ajudam o bebê a crescer saudável.

Graças a esses nutrientes, as crianças podem ter ossos fortes, energia, inteligência e um grande número de anticorpos que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico e, assim, evitam alergias, doenças, infecções e outras ameaças que colocam em risco sua saúde.

Quer conhecer mais dicas para mamães? Fique ligado em nosso portal!

Leite materno à noite

Além dessa extraordinária combinação de nutrientes e elementos essenciais, uma pesquisa publicada na Revista Científica Nutritional Neuroscience descobriu que o leite materno tem componentes que variam de quantidade durante o dia e a noite e influenciam o sono do bebê.

Segundo o estudo, o leite possui nucleotídeos, substância elementar dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), que alteram os níveis de concentração ao longo do dia e influenciam o sono e o descanso do bebê.

O leite produzido pela mãe durante a noite ainda tem maiores quantidades de melatonina, o hormônio do sono responsável por regular o relógio biológico.

Em outras palavras, o leite materno muda de acordo com a hora do dia, o que pode ajudar os recém-nascidos a dormir melhor ou ficar mais acordados.

Listamos agora cinco itens interessantes sobre a amamentação noturna.

1. As mães que amamentam, na verdade, dormem MAIS do que as mães que alimentam os filhos com fórmula!

Sim… De acordo com estudos, mães que amamentam dormem de 40-45 minutos a mais por noite em média nos primeiros 3 meses pós parto.

Em um período de 3 meses, isso é BASTANTE tempo de sono!

Uma outra pesquisa também nos mostra que todo esse tempo a mais de sono é muito importante para a saúde mental da mãe e serve para diminuir o risco de depressão pós parto.

2. Em mulheres que estão amamentando, a produção de prolactina segue um ritmo circadiano?

Estudos têm mostrado que o nível de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite) em mulheres que amamentam aumenta de forma significativa durante a noite, particularmente de madrugada. Por isso, bebês muitas vezes querem mamar mais à noite por uma questão simples, tem mais leite à noite!
A natureza é perfeita!

3. Bebês nascem sem nenhum ritmo circadiano estabelecido!

Eles não sabem distinguir o dia da noite e levam muitos meses para desenvolver o próprio ciclo. Além deles também não produzirem a própria melatonina (hormônio do sono) por quase todo o início de suas vidas.

Mas, adivinhe o que está cheio de melatonina? Seu leite noturno!

Então, cientistas atualmente sabem que o leite rico em melatonina da madrugada ajuda os bebês a desenvolver seus próprios ritmos circadianos e os ajuda afinal a dormir longos períodos à noite, com o passar do tempo.

Quer aprender o real segredo da amamentação? Veja o que preparamos para você aqui!

4. Além da melatonina…

Seu leite noturno é rico em outras substâncias indutoras do sono e estimuladoras do cérebro.

O trecho a seguir é de um artigo da pesquisadora Darcia Narvaez, PhD da Universidade de Notre Dame.

“Pais devem saber que o leite materno produzido à noite contém maior quantidade de triptofano (um aminoácido indutor do sono). Triptofano é o precursor da serotonina, um hormônio vital para o funcionamento e desenvolvimento do cérebro. Nos primeiros meses de vida, a ingestão de triptofano leva a um maior desenvolvimento do receptor de serotonina. O leite materno noturno tem também aminoácidos que estimulam a síntese de serotonina. A serotonina faz com que o cérebro funcione melhor, mantém a pessoa de bom humor e ajuda com os ciclos sono-vigília. Deste modo é especialmente importante para as crianças serem amamentadas durante à noite, porque neste leite contém o triptofano, por razões além de fazê-los dormir.”

5. Amamentar à noite pode ser importante para manter a produção de leite materno por um longo período e pode significar menos tempo para retirar leite para as mães que trabalham.

Veja bem! O seio materno sabe o quanto de leite produzir baseado principalmente na frequência que é esvaziado; esta é a lei da oferta e procura, que se baseia nas 24 horas naturais mundiais do dia… e não apenas no horário em que a mãe está acordada.

Então, se uma mãe não está amamentando um número suficiente de vezes, durante um período de 24 horas, seu corpo irá eventualmente diminuir a produção de leite e a quantidade de leite irá diminuir.

Para mães que trabalham fora e amamentam, amamentar mais durante a noite significa mais sessões de amamentação num período de 24 horas, o que por sua vez pode significar menor necessidade de tirar leite enquanto ela está no trabalho e ainda assim atingindo seu número mágico.

Horário para tirar o leite

Com base nessas informações, mães que armazenam o leite podem fazer uma etiqueta para indicar a hora exata da ordenha e, assim, alimentar o bebê no mesmo horário em que o leite foi extraído.

Desta forma, a criança manterá os níveis de nucleotídeos em equilíbrio durante o dia.

O ideal seria beber o leite com baixa concentração dessas substâncias durante o dia, para ficar mais acordado. E deixar o leite rico em nucleotídeos para a noite, o que ajudará o bebê a dormir melhor e descansar.

Então, quando ouve seu bebê acordar às 2 da madrugada, na realidade, ele esta te dando de presente MAIS tempo de sono, diminuindo o risco de depressão pós parto, construindo e desenvolvendo o cérebro dele, possivelmente diminuindo o risco de distúrbios de humor em longo prazo, desenvolvendo seu próprio ritmo circadiano, mamando quando você produz mais leite, assegurando a produção de leite por um longo período, E te dando a oportunidade de tirar menos leite no trabalho!

Não é demais?

Esta dinâmica básica se aplica a bebês mais velhos, que podem ainda necessitar das mamadas noturnas também!

Espero que este conteúdo tenha te ajudado e que agora você entenda que o leite materno produzido durante a noite favorece o sono do bebê.

Mas se ainda ficou alguma dúvida, escreva para gente que podemos te ajudar.

Deixe seu comentário, isso aquece nosso coração!

Siga nossas redes sociais!

Instagram e Facebook 

Faça parte do nosso Canal do Telegram e receba primeiro nossos conteúdos digitais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

Sobre nós

Olá mamães, tudo bem com você?

Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.

Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.

Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.

Confira tudo clicando aqui

Posts Recentes
Siga nos
Nosso Canal
@mamae19

Recent Posts

Como escolher a maternidade para o parto

Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a…

3 anos ago

O que fazer se meu bebê engasgar?

O que fazer se meu bebê engasgar? É comum o bebê se engasgar mamando? Sim!…

3 anos ago

Renda extra em casa: o aplicativo Honeygain funciona?

Renda extra em casa: o aplicativo Honeygain funciona? O Honeygain é o serviço que promete…

3 anos ago

Principais dúvidas da mãe de primeira viagem

Principais dúvidas da mãe de primeira viagem Confira as perguntas mais frequentes deste momento. Mas,…

3 anos ago

Alimentação na gravidez: 10 alimentos essenciais

Alimentação na gravidez - 10 alimentos essenciais Conheça quais alimentos são essenciais para as gestantes…

4 anos ago

Resultado do exame Beta HCG

Resultado do exame Beta HCG, como entender? O que é o exame Beta HCG? Quando…

4 anos ago