Teste de gravidez, saiba mais sobre eles…
Você tem alguma suspeita de que esteja grávida?
Os primeiros sintomas da gravidez podem ser interpretados como um incômodo pré-menstrual.
O indício mais confiável é a ausência da menstruação (somente nas mulheres que têm o ciclo normal e regular). Então após essa ausência de menstruação, o melhor é que, primeiramente, que se faça um exame para comprová-la.
Os exames de gravidez consitem em detectar a existência de um hormônio chamado Coriônico Gonadotrófico, abreviado e mais conhecido como hCG, que é produzido pelo seu corpo desde a fecundação.
Se caso você não tenha passado por cuidados de fertilidade ou ainda não tenha começado na linguagem única dos especialistas em fertilidade, talvez você não conheça isso.
Então, para que você não fique confusa, hCG é o acrônimo do hormônio gonadotrofínico coriónico humano.
Este é um hormônio específico da gravidez que é incrivelmente importante para as mulheres que estão grávidas, mas não tem a mesma importância para quem não está.
Ele é o responsável por todos os primeiros sintomas da gravidez.
E faz com que milhões de mulheres em todo o mundo se questionem se estão grávidas ou não, muitas delas, mesmo antes de ter feito um teste de gravidez.
Os sintomas de sensibilidade nos seios, sentir-se um pouco emocional (sensível), náuseas e fadiga, todos são devidos ao hCG no corpo.
Não. Um teste de gravidez standard não detectará o nível exato de hCG, só se está presente ou não.
No exame de sangue indicará a quantidade de hCG naquele momento. A menos que, você tenha feito acompanhamento de assistência de fertilidade, onde a precisão é a chave do negócio, descobrir que houve um leve aumento no hCG pode deixar os casais bem animados.
Nestes casos o gráfico do nível de hCG é realizado.
Agora você já sabe qual hormônio é responsável pelos sintomas no seu corpo, e decide que é preciso fazer o teste de gravidez.
Os exames são muito simples e podem ser feitos por meio de sangue ou urina.
Ambos vão detectar a presença do hormônio hCG que falamos acima.
O mais conhecido e frequente é recorrer ao teste de farmácia, porém, a palavra final é dada pelo médico por meio de outros exames.
O teste de farmácia consiste de um dispositivo simples para analisar a urina.
Após, aproximadamente, o segundo dia de atraso da menstruação ele já pode ser utilizado.
Confiável sempre que seja utilizado de forma correta, por isso, é muito importante que se leia atentamente as intruções e as siga ao pé da letra.
Aqui você pode ler mais sobre Gestação
Existe também o exame de urina no laboratório que pode ser realizado do 7º ao 10º dia posterior a provável concepção.
O exame é realizado por um profissional.
Para isso, é recomendado ligar ao laboratório com um dia de antecedência para perguntar se existe alguma indicação especial para realizar a análise.
Muitos médicos o consideram como melhor teste para a confirmação da gravidez, pois no exame de sangue beta hCG é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG.
É recomendado que o exame de sangue só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
E não é necessária a prescrição médica para realizar o exame, ou a realização de jejum pré exame.
O resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório.
O resultado do exame de sangue indica que você está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.
E se caso o exame foi inconclusivo ou não detectar a presença de beta hCG, mas você ainda apresentar os sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido com o mínimo de 3 dias após o primeiro exame.
A tabela a seguir mostra a quantidade de hormônios Beta hCG presente em cada semana de gestação:
Idade Gestacional | Quantidade de Beta HCG no exame de sangue |
Não está grávida – Negativo | Inferior a 5 mlU/ml |
3 semanas de gestação | 5 a 50 mlU/ml |
4 semanas de gestação | 5 a 426 mlU/ml |
5 semanas de gestação | 18 a 7.340 mlU/ml |
6 semanas de gestação | 1.080 a 56.500 mlU/ml |
7 a 8 semanas de gestação | 7.650 a 229.000 mlU/ml |
9 a 12 semanas de gestação | 25.700 a 288.000 mlU/ml |
13 a 16 semanas de gestação | 13.300 a 254.000 mlU/ml |
17 a 24 semanas de gestação | 4.060 a 165.500 mlU/ml |
25 a 40 semanas de gestação | 3.640 a 117.000 mlU/ml |
Entenda que somente após 10 dias pode significar que houve fecundação do óvulo e implantação no útero.
Isso porque após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, que acontece nas trompas, o descolamento do óvulo fecundado até o útero demora cerca de 4 dias e até que aconteça a implantação no útero, que pode ser caracterizada pela produção de quantidades suficientes de hormônio capazes de ser detectadas, são mais 6 dias.
Os níveis de hCG na gravidez aumentam de forma consistente até cerca da semana 10-12, nesse momento devem estabilizar-se ou mesmo diminuir.
É por isso que os sintomas da gravidez no primeiro trimestre (3 meses) são mais fortes e mais intensos.
Os resultados de beta HCG também podem indicar problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.
Estes problemas normalmente podem ser identificados quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para a idade gestacional da gravidez, sendo necessário procurar o obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.
Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.
Você pode suspeitar de que está grávida de gêmeos quando consegue saber aproximadamente em que semana engravidou, e comparar com a tabela acima para verificar a quantidade de beta HCG correspondente.
Se os números não baterem certo, possivelmente ela estará grávida de mais de um bebê, mas isso só pode ser confirmado através da ultrassonografia.
Os sintomas e mal-estares da gravidez podem estar presentes a partir da quarta semana ou podem simplesmente não aparecer.
Vale ressaltar, que alguns sintomas, se estes ocorram, requerem uma consulta ao médico com urgência:
Lembre-se que você é tabagista, já não pode mais fumar.
É recomendado que não beba álcool.
Tudo isto está relacionado ao desenvolvimento do bebê.
Se estiver tomando alguma medicação, consulte seu médico, já que algumas podem ser prejudiciais à gravidez.
É indicado, se você não estiver recebendo ainda o ácido fólico, deve começar a ingeri-lo em doses recomendadas de 500 microgramas por dia.
A importância do consumo do ácido fólico para você e para o desenvolvimento do seu bebê enquanto estiver na barriga já é muito relatada.
Ele é um dos elementos nutricionais mais importantes para seu bebê.
É também conhecido como vitamina B9 e é encarregado de reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do seu bebê, chamados de deficiências do tubo neural (este se converte no cérebro e na medula espinhal do bebê no primeiro mês de gestação, sendo este período o de maior risco para a formação de deficiências).
Pode ser encontrado em frutas (melão, melancia, morangos e laranjas) e também em todos os vegetais de folhas verdes escuras e grãos (como lentilhas e feijões).
No entanto, a quantidade geralmente ingerida em uma alimentação regular não cobre a quantidade que é necessária.
Portanto, é altamente recomendável que você tome um suplemento multivitamínico como reforço, pois este será absorvido mais facilmente pelo seu corpo do que o ácido fólico presente nos alimentos.
Visite seu médico se você esta planejando uma gravidez, para que ele indique um suplemento de ácido fólico adequado.
Se já estiver grávida, é importante tomar todos os dias as doses adequadas e recomendadas.
Mais dicas para mães você encontra aqui
No início sua gravidez ainda é microscópica e não pode ser revelada por meio de ultrassonografias, ainda que já se possa detectar o engrossamento da parede do útero.
Duas semanas depois da fecundação, seu bebê é, oficialmente, um embrião. Ainda nesta semana, o embrião desenvolverá um saco amniótico.
A placenta que o nutrirá até seu nascimento começará a ser formada e as características faciais do seu bebê se tornarão mais visíveis.
Também aparecerá o mágico batimento de seu coraçãozinho.
Sabemos que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, por isso tentamos informar da forma mais precisa possível.
É importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.
Os primeiros sintomas podem ser interpretados como um incômodo pré-menstrual, com isso é altamente indicado fazer um teste de gravidez.
Sendo ele teste de farmácia ou exame de sangue, o ideal é que consulte um médico para te auxiliar após o resultado.
Gostou da leitura?
Essa matéria: “Teste de gravidez, você tem alguma suspeita de que esteja grávida?” te ajudou?
Deixe seu comentário abaixo 🙂
Olá mamães, tudo bem com você?
Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.
Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.
Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.
Confira tudo clicando aqui
Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a gestação, pensamos muito nos produtos para o quartinho do filho,