Amamentação na primeira hora de vida do bebê é super importante sim. Não há melhor maneira de dar as boas vindas para seu bebê do que dando o peito assim que ele chega!
Amamentação na primeira hora de vida não é “moda”: é recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Deve-se estimular o recém-nascido a mamar o mais cedo possível, preferencialmente logo após o parto, se a mãe e o bebê estiverem em boas condições e se esse for o seu desejo.
Estudos científicos comprovam que a amamentação na primeira hora de vida tem efeito protetor, devido à colonização intestinal de bactérias saprófitas encontradas no leite materno e aos fatores imunológicos bioativos adequados para o recémnascido, presentes no colostro materno.
Os segredos da amamentação, sabemos que nesta áerea da amamentação há muitos palpites, dicas, orientações, comparações…
Mas o que serve para uma, pode não servir para você.
Essa prática pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal. Quanto mais se prorroga o início do aleitamento materno, maiores as chances de mortalidade neonatal causadas por infecções.
Neste momento, é muito provável que o leite, propriamente dito, ainda não tenha “descido”, mas isso não importa.
Além da importância do contato pele a pele – um ato de amor e carinho -, suas
mamas já estarão produzindo o colostro.
Um líquido quase transparente que sai em pequena quantidade.
Pode até parecer uma substância fraca, mas não é!
Os ganhos do ato de amamentar rapidamente são incontáveis: adapta o aparelho respiratório, protege contra o desenvolvimento de icterícia, acelera o desenvolvimento da mucosa intestinal e possibilita o desenvolvimento do sistema imunológico.
Isso, claro, além de alimentar: o colostro tem todos os nutrientes necessários para nutrir adequadamente o recém-nascido.
Imunoglobulina-A: Um dos fatores imunológicos bioativos que apresenta maior concentração no colostro quando comparado com o leite maduro.
Colonização Intestinal do Recém-nascido: Colonização por bactérias saprófitas encontradas no leito materno.
Propriedade do leite materno: Reduz a colonização intestinal por bactérias gram-negativas.
Fatores imunológicos bioativos: Fatores adequados para o recém-nascido que são excretados no colostro de acordo com a idade gestacional.
Estímulo à sucção: O bebê alimentado na primeira hora de vida já começa a se acostumar com o movimento de sucção, o que aumenta as chances de sucesso na “pega” e até o volume de produção do leite.
A produção de leite obedece à lógica de que quanto mais a criança mama, mais leite você, mamãe, produz.
Amamentar ainda na sala de parto faz com que a “fábrica” comece a trabalhar quase que imediatamente ao nascimento.
E a recuperação pós-parto também é mais rápida.
Ao amamentar o bebê assim que ele nasce, o corpo da mãe acelera a produção de hormônios importantes, como a ocitocina que auxilia na contração do útero e, assim, previne hemorragias.
A endorfina, por sua vez, diminui significativamente as dores do parto e estimula o instinto de proteção materno.
Se você e o bebê estiverem em boas condições, o contato pele a pele e a amamentação logo após o nascimente pode sim, ser realizados, seja o parto normal ou cesariana.
O bebê deve ser colocado em contato direto com a pele da mãe (no abdomen/tórax).
Hoje já se sabe que este contato logo após o parto faz o recém-nascido se adaptar mais rapidamente à vida fora do útero, promovendo um vínculo mãe-filho, sendo um bom “treinamento” da amamentação e se protegendo contra infecções pelo contato com os micróbios da pele da mãe.
Veja a nossa sugestão de curso ONLINE para amamentação, mamães de primeira viagem adoram este curso.
O vérnix caseoso (a camada branca grudada à pele do bebê) é responsável pela hidratação natural da pele, protege contra a ação de bactérias e regula a temperatura corpórea do seu filho.
Logo, não é preciso pressa para retirá-la.
Converse com o seu obstetra e já combine com ele sua preferência por amamentar o bebê tão logo que ele nasça.
A conversa prévia é importante para que a sequência de atendimentos seja adaptada.
Para a mãe que amamenta, receber o apoio do pai, do companheiro, da família, dos amigos e dos profissionais de saúde é fundamental.
Você pode acessar o curso de maternidade mais completo do Brasil e aprender primeiros cuidados do bebê, amamentação, nutrição e sono do bebê.
Boa leitura!
Essa matéria: Amamentação na primeira hora de vida te ajudou?
Compartilhe no Facebook e deixe seu comentário abaixo 🙂
Olá mamães, tudo bem com você?
Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.
Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.
Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.
Confira tudo clicando aqui
Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a gestação, pensamos muito nos produtos para o quartinho do filho,