O que leva uma respiração ofegante nas gestantes não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade, ele é teu maior amor! O que deixa as mamães sem ar é o próprio crescimento do bebê dentro da barriga.
Á medida que o pequeno indivíduo dentro de você cresce, os órgãos do seu corpo vão encontrar a vizinhança cada vez mais cheia. Por isso, seus pulmões e diafragma precisarão abrir espaço para esse novo residente e, como resultado, você pode se sentir um pouco sem fôlego – geralmente começando no segundo trimestre.
Não deixe de se cuidar neste momento. Saiba mais sobre os cuidados com a pele das gestantes. E fique ligado em nosso portal!
A falta de ar no início da gravidez não é muito comum, mas pode ocorrer especialmente se a mulher tiver asma, bronquite ou se estiver resfriada.
Caso outros sintomas aparecerem, junto com a falta de ar, como tosse, palpitação, coração acelerado e lábios e unhas arroxeados, deve-se ir ao médico rapidamente, porque pode ser alguma doença cardíaca ou respiratória, que precisa ser tratada rapidamente
Se ela for ligeira, como a falta de ar que a maior parte das grávidas sentem durante a gravidez, não prejudica o bebê de forma nenhuma, pois o bebê recebe o oxigênio que necessita através do sangue vindo pelo cordão umbilical.
Contudo, se a grávida sentir qualquer outro sintoma além da falta de ar, ou se a falta de ar se tornar cada vez pior, ela deve ir ao médico para uma avaliação.
O que você pode fazer é evitar grandes esforços, não se deitar de barriga para cima e tentar reduzir a ansiedade.
Quando você começar a sentir dificuldade para respirar, deve sentar-se e concentrar-se na sua própria respiração, tentando acalmar-se o máximo possível.
Nas etapas mais avançadas da gravidez, enquanto estiver deitada, você poderá sentir a falta de ar provocada pela compressão do útero ao diafragma e aos pulmões.
O que pode facilitar neste período é dormir inclinada com uso de travesseiros.
Para aliviar a falta de ar na gravidez pode-se também tomar um remédio natural com xarope de mel e agrião.
Quando o bebê encaixa na pelve, por volta das 34 semanas de gestação, a barriga tende e “descer” ou “baixar” e a falta de ar costuma diminuir porque o pulmão fica com mais espaço para se encher de ar.
Lembre-se sempre que, além da falta de ar, se sentir febre, arrepios ou qualquer outro sintoma, esteja ela no primeiro, segundo ou no terceiro trimestre de gravidez, você deve ir ao médico para investigar a causa e assim poder eliminá-la.
Por fim, sinta seu corpo e perceba os sinais. Durante a gestação é importante você se conhecer e conhecer as mudanças que estão ocorrendo no seu corpo.
Esperamos ter te ajudado com todas essas informações.
Mas se ainda ficou alguma dúvida, escreva para gente que podemos ajudar!
Deixe seu comentário aqui, isso aquece nosso coração!
Siga nossas redes sociais!
Olá mamães, tudo bem com você?
Aqui você irá encontrar conteúdos sobre o universo da maternidade.
Muitas dicas de maternidade, rotina e o dia-a-dia de ser mulher/mãe, diversas discussões e orientações para mães de primeira viagem.
Se você descobriu que está grávida ou já tem filho, e você “quer ser uma mamãe completa”, te oferecemos toda orientação necessária.
Confira tudo clicando aqui
Como escolher a maternidade para o parto Ansiedade com a chegada do bebê Durante a gestação, pensamos muito nos produtos para o quartinho do filho,